sábado, 6 de setembro de 2014

Destino Setembro de 2014: Cartagena de Índias, Colômbia

"Não tente achar relações lógicas na escolha dos lugares aos quais visito, não perca seu tempo, pois não há! Procuro baixas temporadas acessíveis, viagens não muito expendiosas, e que tenham algo cultural a me acrescentar...

Estava na minha básica procura pelo Decolar.com, de passagens baratas e lá estava, Cartagena de Índias, um pedacinho do caribe, com história relevante associada... Não faço compras em sites de viagens com pacotes, prefiro a total surpresa, as vezes não muito agradável, de minhas escolhas!

Bom, Cartagena de Índias é uma das maiores cidades da Colômbia, perdendo somente para Bogotá e Medellin, é banhada pelo mar do Caribe e possui um rico arquipélago próximo, onde vivenciamos as águas quentes e límpidas, típicas desse local!

Por ser próxima à linha do Equador, embora setembro seja um mês de inverno, uma palavra q muito define este local é CALOR... É bastante quente e me peguei inúmeras vezes suplicando uma chuva refrescante para o meio do dia... Aliás, este é um dos inconvenientes, o calor extremo é deveras limitante e te restringe a fazer passeios pela manhã (antes das 9h - 10h) ou ao anoitecer (lá pelas 18h)!  Protetor solar e bonés são indispensáveis, assim como muita água! 

A cidade não é muito grande, então não demanda de muitos dias para explorá-la, fiquei 6 dias e foram mais que suficientes (4 dias, acho ideal!).
Uma cidade limpa, plana, fácil de se locomover e segura, não só pela população, qto também pela quantidade de policiais q se vê pelas ruas.
Viajo sozinha, e achei a população um tanto quanto "grudenta" em relação ao assédio. Acho q o sangue latino é bastante aflorado e qq esquina parece um canteiro de obras, com assobios e cantadas a todo momento, um pouco chato, se posso dizer, mas...

É um país subdesenvolvido, e a presença de muitos, mas muitos trabalhadores informais é facilmente verificada, mais da metade da população deve trabalhar como ambulantes e o resto, como taxistas, como tem taxis nesta cidade!! Kkkkkkkkk

Prepare-se para ser "atacado" pelos ambulantes em qq lugar... Qq um mesmo, até na porta do banheiro (juro!)... Fiquei um pouco com dó, por ver uma população tão carente e ao mesmo tempo tão feliz e acolhedora. Sim, eles são muito alegres, educados, carinhosos, acolhedores e solícitos, não tenho nada a me queixar, t levam no colo se precisar (modo de dizer!)! Alias, tem massagistas por todos os lados e para qq pedaço do corpo.. Pode ser só  a batata da perna, só o dedo mindinho.. Se faz qq negócio! Kkkkkkk

Muita coisa para ver e aprender, uma cultura transbordante pela suas muralhas, ruelas e praças de sua Cidade Murada e que ainda se enche de uma alegria contagiante com o decair da noite, e suas esquinas coloridas e iluminadas, se tomam de música por todos os lados!

Dicas e Vivências!

Com relação aos hotéis, sou meio chatinha.... Li na internet antes, que era mais caro, mas bem melhor, ficar dentro da cidade murada, mas que os hotéis mais modernos estavam fora dela, na região de Bocagrande. Visitei os hotéis dos chiques e famosos no interior da cidade, e entrei até no melhor deles, o Sofitel Santa Clara Boutique Hotel. Realmente é bem bonito, mas o prédio antigo e um pouco do cheiro não me agradaram... Fora a discrepância absurda de preço.. Fui ao básico, e fora dela...

Sai de SP com o hotel já reservado, fiquei no Hotel San Martin em Bocagrande... Nada de luxo, mas com quarto de piso frio e banheiro de box de vidro (acho que pra mim, são dois pontos essenciais!kkkk)... Não consigo ficar em hostels pq não sei dividir quarto e muito menos banheiro, desculpa se parece frescura! Bom, voltando aos hotéis... Por aki, a maioria deles não tem água quente e as temperaturas variam de congelante a fria, mas é total compreensível frente ao calor q faz! Procure também ver se tem ar condiocionado, algo de muita necessidade either! Kkkk.. 
O meu hotel fica na Av San Martin, a principal fora da Cidade Murada, onde se concentram as lojas e os restaurantes de Bocagrande, está também a uma quadra da praia de Bocagrande e andei a pé ou de bicicleta quase todos os dias e, qdo peguei taxi, não gastei mais que 6000 pesos colombianos (cerca de 6 reais) até o centro. Acho que dava uns 20 min a pé do centro. 
O café da manhã é simples, com café, sucos, pães, frios, ovos, as frituras típicas e frutas e cereais, mas não acho que haja necessidade de mais q isto! O atendimento é excelente e todos são simpáticos, educados e ajudam sempre que possível, sem exigir gorjetas (mas é de bom tom, dá-las). Do hotel tb é super fácil se conseguir um taxi, até pq na cidade tem um zilhão deles e o aluguel de bicicletas é só atravessar a rua.
Acho q o único ponto fraco foi não ter piscina, pq a praia não é tão bonita assim, o calor é demais e precisa ter um meio de refrescar-se... Desculpa Planeta Terra, mas tomei uns 4 banhos por dia!

Mobilidade...
Como já disse, fikei em um hotel bem localizado, mas como a cidade não é muito grande, tudo é bem localizado! Kkkkkk... Andei muito a pé, fiz bolhas nos pés por isso, mas conheci os pontos turisticos todos em metade de um dia! Andei de bicicleta tb, tem vários locais para alugá-las, e 1h custa por volta de 5000 pesos colombianos, negociáveis.. Fikei umas 4h e acabaram fazendo pelos mesmos 5000 pesos... A cidade é plana, então não exige muito esforço ou preparo físico, mas o trânsito é realmente caótico, o que t obriga a ter muita atenção, dentro e fora da cidade murada. Estaciona-las tb não é problema, acho q todo mundo sabe q é alugada e ninguém mexe!

Quando cheguei ao aeroporto Rafael Nunez, cogitei a possibilidade de alugar um carro, mas por estar depois das 18h e por Papai do Céu sempre me ajudar, optei pelo taxi mesmo e foi a melhor escolha... Aki sinalização é um mero enfeite e buzina um acessório obrigatório... Deus, como buzinam! Kkkkkkk... Os taxis não tem taxímetro e as corridas tb são muito negociáveis... Do aeroporto até o hotel gastei 12500 pesos! 

Passeios...
A Cidade Murada é realmente uma graça, limpinha, conservada, colorida, enfeitada, cheia de ruelas com flores, que são ainda mais belas a noite, iluminadas e adornadas por música por todos os lados!
Sua entrada principal é pela Porta da Torre do Relógio, que não tem relógio (vai entender!), neste local estão as charretes para passeio, ela os leva aos principais pontos turísticos banhada ao odor nada agradável de seu motor! Kkkkkk... Em frente está o Portal dos Doces, onde todas as barracas vendem o mesmo e pelo mesmo preço e não há nada de muito diferente daqui, a maioria é de cocadas coloridas... Achei esse ponto meio sujo, com odor forte de urina... Sem muitos atrativos... Na sua esquina esquerda, está o Donde Fidel, onde eu havia lido ser um bar de Salsa... Realmente é um bar, na verdade, um boteco, onde só vende cerveja ou cerveja, e realmente toca Salsa, num cd, e tem vários locais mamados dispostos a t ensinar a dançar (passo!)... Um pouco mais a frente do Donde Fidel, está o Hard Rock Café, a invasão americana, sem nenhum atrativo diferente em seu cardápio colombiano...
Existem muitas praças e pracinhas, as principais são:
Praça da Aduana, onde era feito o comércio de escravos e hoje onde estão os bancos da cidade.
Praça de São Pedro Claver, padre jesuíta que lutou em prol dos escravos, onde estão as esculturas em latão, mega bonitas, a Igreja e o Museo de São Pedro. A igreja é super simples, mas bem bonita, seu altar tem um mosaico bem bonito em cima. Ao lado da praça está o Museu de Arte Moderna.
Praça de Santa Tereza, nela não vi muita coisa interessante, mas ao lado está o Café Del Mar, bar obrigatório de uma visita ao sunset, com um house das músicas locais bem gostosinho e uma vista linda!
Praça de Santo Domingo, onde está a escultura de La Gorda de Botero, a Igreja de Santo Domingo (todas as vezes q passei estava fechada) e os bares, incluido o Bourbon Street.
Praça Bolivar, onde estão os museus da cidade e incluindo o Palácio da Inquisição, onde eram julgados os crimes de bruxaria da época. Este foi o único museu q me interessei, e foi meio frustrante... Pequeno, sem muitas coisas inovadores ou surpreendentes, sem nem me dar medinho, como eu esperava.
Os pontos turísticos da Cidade Murada ainda incluem os arcos das Las Bóvedas, antiga prisão que hoje funciona como venda de artesanato e souvenirs, e onde pode comprar o Pan de Bono, um tipo de pão de queijo feito de mandioca e com muito recheio de queijo, pesado, mas delícia!
Fora da cidade murada, existe a estátua em homenagem a Índia Catalina, uma espertinha q aprendeu espanhol e serviu de tradutora entre espanhois e indios, o Parque Centenário, com apresentações de street dance pelos locais a noite, o Centro de Convencões, com uma arquitetura moderna destoante do seu redor, o Castillo de San Felippe, que não é um castelo e sim um forte, localizado na porção mais alta, o que t permite, após andar muito, e pagar pela entrada, uma vista de toda a cidade e passeio pelo seus túneis, que me foram apresentados como labirintos, mas q tinham saída facilmente achável, e que funcionam como ninhos de lagartixas (aviso a temerosos como minha mãe!)!
Há ainda o Monastério de La Popa, unico local q não visitei por ter um preconceito com viajantes sozinhos, e só haver excursão para grupos, sem problemas!! Kkkkkkk
Todos os museus, o Monastério e o Castelo são pagos, nada muito caro!

Fora de Cartagena, tem passeios de Barco para ilhas do caribe próximas, entre elas a Praia Branca, que não fui... No arquipélago das Islas Baru, e que me disseram ser muito cheia de turistas e de ambulantes tipo formigas, nada boa p relaxar (por isso não fui, então não sei opinar!) e as Islas Rosário, um arquipelago a 45 min de Cartagena, com akelas águas quentes e límpidas, sonhos de todos os fãs caribenhos. Este eu fui, saimos pela manhã de lancha, pode-se escolher entre a lancha (mais rápida, q bate bastante no mar, não muito bom pra quem enjoa!) e o barco lento (que leva mais de 1h p chegar).... Passamos por Bocachica, primeiro forte colombiano, entrada para o país e chegamos a Isla Del Encanto, uma prainha privada,  onde há um hotel (eles dizem resort, mas tá longe disso), onde é servido um almoço típico (coma obrigatoriamente o arroz de leite de coco, os patacones, banana verde frita e os frutos do mar, são deliciosos!). Vc pode passar o dia por lá, comprar artesanato local, com akelas miçangas tipo 25 de março (até procurei as cores do Reggae p lembrar da minha infância!), esportes aquáticos cobrados a parte como esqui, wakeboard e jet ski, ou escolher 1 entre 3 passeios (achei sacanagem escolher 1 só), pagos a parte, podendo ser, mergulho com snorkel, com cilíndro, ou visita ao aquário... A tontona aki foi no aquário, lindo, água límpida, bichinhos lindos, mas que por culpa do Sea World não me motivaram muito, e todos q escolheram o mergulho tipo scuba diving se divertiram horrores! Os preços variam de 25000 ao aquario a 150000 no scuba diving (não sou mão de vaca, escolhi errado mesmo!)...
Há passeios para cidades próximas como Santa Marta e Barranquilla, este último, me arrependo de não ter ido, disseram q a praia é linda e venta p caramba!
Outro passeio q não fiz pq os comentários q li foram os piores possíveis, era o do passeio ao "Vulcão" de lama... Que não é um vulcão de verdade e sim um morro de lama, q vc sobe e pula numa piscina c lama, e mais 25 neguinhos juntos.... Pelo que li no Tripadvisor, fede, não é muito limpo, é abarrotado de ambulantes e o banho no rio ao lado depois não é dos mais agradáveis tb... Bom, nem tentei!
A noite, fiz um passeio de top turista mega blaster, o passeio de Chiva Rumbeira, um ônibus local, velho e colorido, q passa voando pelos pontos principais da cidade, tocando rumba, e q te dão um copo plástico, uma garrafa de Fanta Laranja e rum, q tem mais cara de álcool zulu... É mega engraçado e animado, vale a pena incorporar o turista típico, por o chapéu na cabeça, a câmera no pescoço e a meia branca até a canela (não, esta parte não dá, é mega calor!).... Ela faz uma primeira parada nas muralhas por 45 min, tempo suficiente pros ambulantes t atacarem, p vc comer um espetinho de gato local, bem melhor que o nosso, e com batatas nas pontas, e voltar,ai t leva em direção a uma baladinha... Esta foi a mais engraçada da minha vida, tocando a música local, a velharada mexendo o esqueleto em um lugar q lembra seus bailinhos de garagem antes dos 15 anos! É um típico tur de turista mas vale a pena pelas risadas...

Alimentação
Come-se muito bem por aki! Existe muita fritura e eu não sou muito fã.. Mas amei os patacones, banana verde frita, muito boa mesmo! Outra coisa q eles gostam muito, AÇÚCAR, tem em tudo e não adianta pedir sem, eles não fazem... Aviso aos diabéticos.... Não gosto de açúcar, mas amei a limonada de côco deles... Sensacional, mas doce!
Deixei de lado minhas dietas lokas e ataquei a cultura local!
Ao chegar, era d noite, e como tava morrendo de fome, fui ao Crepes e Waffles em frente ao meu hotel. Ele é igual a sua filial no Brasil, em SP, no shopping Anália Franco, com os mesmos pratos, mas com preço mais acessível... Primeiro dia, ainda tava toda saudável, comi uma salada c abacate, tomei um suco verde mega doce e fui dormir!
A toda esquina existe mulheres com trajes típicos e frutas na cabeça, como melancia, abacaxi, manga c limão, ameixas e caquis... Por causa do calor, não me arrisquei, tenho medinho de melancia q fica muito tempo exposta ao sol....
Amo ceviches e dentre os locais q pesquisei, fui ao La Cevicheria, perto do Hotel Santa Clara, e amei! Atendimento ótimo, couvert ótimo (chips de bananas com molho de mostarda e mel) e pedi duas entradas q estavam excelentes, um coquetel de camarões apimentados e um menu degustação dos principais ceviches, sensacional! Tomei um drink local, com rum e tequila, q não me lembro o nome, mas animou rapidinho! 
Na volta, passei em várias sorveterias, tem muitas no caminho, e entrei na que tinha ouvido falar no tripadvisor, a La Paleteria... Não achei nada demais, aliás achei até de menos, nossas paleterias que viraram febre nos últimos meses, são muito melhores... Então se for neste lugar, escolha pelos a base de água e com frutas, pelo menos p sentir o sabor local!
Todos me falaram do Restaurante Carmem, q parece ser o melhor da cidade... Cheguei a passar na frente, mas meu estilo mulambenta não me permitiram adentrar ao recinto!
Para o pôr do sol, escolhi o point dos turistas, o Cafe del Mar.... Lugar lindo, muito bom atendimento, caro, com bastante drinks (tomei meu clericot velho de guerra, sou apaixonada, mas aki eles tb enchem de açúcar!)  e até pedi o cardápio de comidas... Sem atrativo algum, caro... Não achei que valesse a pena... É um local obrigatório de visita, seu ambiente agradável e sua topografia rende muitas fotos bacanas!
Esqueça, se seu foco for comer, o boteco Donde Fidel e o clube de salsa Café Havana, o primeiro já comentei anteriormente e o segundo, tem os melhores drinks, e um ambiente q remete a Cuba, com ótima música... Pena eu ter queimado a largada neste, nem deu p eu aproveitar tudo, não q eu me lembre!kkkkkk
Outro restaurante que amei demais, foi o Krioyo, na cidade murada, lindo, bom atendimento como sempre, música perfeita, comida sensacional!
Outra coisa q devo lembrá-los é que eles AMAM coentro, então se conforme se vc não é muito fã deste tempero!
Ah, e também esqueça os refris diet ou lights ou zero... Só no supermercado!

Supermercados
Acho que depois q fui para os EUA sou a maior fã desse estabelecimento... É nele q compro os gifts pros amigos, afinal, não gosto de patchwork, miçangas, copinhos e akelas bugigangas de artesanato local (exceto as rendas do nordeste e os gifts da disney!kkkkkkkk)..  Aki, o mais famoso é o Olímpica e tem vários espalhados pela cidade...
Não vi muita coisa diferente das do nosso país... Procurei por frutas típicas, encontrei a Pitaya, uma mamona amarelada hiperdesenvolvida e mega doce e umas frutinhas chamadas ushuya (acho q era isso!) que parecem ameixa e tem gosto de ameixa, mas são menores!
Comprei marcas locais de chocolates e me arrependi qdo os abri no hotel, ecati... Não são bons não!
Uma coisa bastante famosa na Colômbia é o seu café, mas eles os preparam ao estilo amerocano, ou seja, cháfé!!! Fui na melhor marca do país, Juan Valdez e tomei o expresso, ai sim! Muito bom.... Dica: não compre no estabelecimento próprio... Compre o pó no supermercado mesmo, é mais barato! Fiz a festa e estou levando pra família toda!
A cerveja aki é buena, mas fraca, ou o calor é tanto, q a cerveja larece água. Melhor marca: Club Colombia...

Dinheiro
Aki eles aceitam dólares, mas com uma cotação mega injusta... Não sabia q moeda trazer, então trouxe dólares e reais e troquei no aeroporto de Bogotá... Não vi casa de cambio no aeroporto de Cartagena, me disseram q só tem uma... E troquei um pouco ainda na Cidade Murada (desvantajoso, preferível trocar no aeroporto de Bogotá mesmo!).... Não sou das mais econômicas, nem das mais gastonas, gastei, em média 100000 pesos colombianos por dia, incluindo transportes, alimentação e passeios, o q dá aproximadamente 100 reais ao dia...

Presentinhos
Como já disse, não sou muito fã de artesanato...
Achei uma loja linda no centro que vende umas esculturas em Madeira com adornos feitos de fibra de trigo, maravilhosos! Me apaixonei por uma Nossa Senhora com o menino Jesus, mas o preço de mais de 1000 reais não me permitiu trazer tal objeto para mi madre (mãe, oq vale é a intenção, ok?!)!!!
Aki é a terra das esmeraldas e as pedrinhas verdinhas pulam aos nossos olhos... Uma mais linda q a outra... Mas não dê uma d turista como eu e pesquise, pq a variação de preço é enorme.... 
Minha primeira sobrinha e afilhada nasce este mês, e eu, como já estou babando, obviamente comprei um brinco de ouro 18k com as esmeraldas mais verdes q já vi (e obviamente mais caras tb!)... Mas como é p minha pequena, ela merece q eu venda meu corpinho pra pagar o valor inestimável do presente!
Aki tem umas bolsas q eu achei q fossem Peruanas, mas são tipicamente colombianas, as Wayuu, coloridas e feitas a mão... Tem de todo os tipos e preços... Mas eu me apaixonei pelas da Patricia Ramirez, com bordados de lantejoulas e imagens bíblicas... Linda para levar a tiracolo na praia, mas tb mais caras, gastei uns 150 reais no meu regalo.
Nesta loja ainda tem biquinis bordados a mão sensacionais, e não tão caros, custando por volta dos 90 reais o conjunto... Valem mega a pena tb!

Bom, essa foi a primeira viagem do meu blog! Qq dúvida, estou a disposição para ajudá-los se possível! 

Me indiquem lugares para conhecer tb, quem sabe não será o destino da minha próxima aventura!

Aki tenho umas fotos da viagem e tem mais no meu instagram: @maririnas

Travel as much as u can! It's the best thing that u can buy to your mind, soul and healthy!


Be Free!

See you guys!!!

Torre del Reloj a noite

Portal de los Dulces

Os doces do Portal


Vista externa das Muralhas

Ruelas da cidade murada

Plaza Santo Domingos a noite

La Gorda de Botero

Hard Rock Café, entre a Praça da Torre do Relogio e a Plaza Aduana

Las bóvedas, local de artesanato

Plaza de San Pedro Claver

Sunset Café del Mar


Palacio de La Inquisicion

Maritacas, companheiras de café da manhã! 

 Café Havana


 
Restaurante Krioyo

Castillo de San Felippe

Minha Wayuu

As esmeraldas da Rafinha

A Chiva Rumbeira

Isla del Encanto

Isla del Encanto

Oceanario

Mais fotos?? Visite meu instagram @maririnas

Beijos e até a próxima!









Oi, eu sou assim!

Olá! Meu nome é Mariana Rinaldi, tenho 30 anos eternos, sou médica e descobri meu objetivo de vida este ano: VIAJAR! 
Não tenho pretensão de ter filhos, nasci p ser titia, casar não faz parte dos meus planos e eu amo a minha cia... Tenho cada vez mais ido a lugares longínquos all by myself e passarei a partir de agora a compartilhá-los com vcs!
Não falo inglês fluente, nem espanhol, mas sou boa de mímicas e isto tem me ajudado muito ultimamente! Kkkkkkk
Espero q as dicas e vivências q eu postar, os ajude a definir locais a conhecer!